Lausanne, roteiro de viagem na parte francesa da Suíça


Lausanne, no cantão de Vaud, é a segunda maior cidade às margens do Lago Léman e a quarta maior cidade da Suíça. Com 136 mil habitantes, é considerada uma cidade jovem, já que abriga diversas universidades.

Em Lausanne a língua oficial é o francês, embora o inglês seja falado pela população.  A primeira coisa que você notará na cidade, é a vista perfeita das montanhas. Do lado oposto do lago Léman estão os Alpes Franceses.

A cidade é dividida entre cidade alta (Haute Ville) e cidade baixa (Basse Ville ou Ouchy) porque foi construída sobre três montanhas.

O idioma oficial da cidade é o francês, mas o inglês é falado.

Quem se acomoda em qualquer hotel de Lausanne ganha um  ticket chamado Transport Card que oferece transporte gratuito para os dias em que você for ficar hospedado na cidade.

Lago Léman

Não deixe de fazer um passeio no lago Leman com barcos a vapor e rodas de pás no maior lago de água doce na Europa. No verão, Lausanne se transforma em clima litorâneo, onde o lago oferece boas condições para a prática de esportes como windsurfe e esqui aquático.

O lago Léman é um dos maiores da Europa Ocidental e muitas vezes é chamado de lago de Genebra, o que deixa alguns moradores ofendidos. Olhando para a história, parece que o lago também já foi chamado de Lac Lausanne na idade média, mas quando Genebra cresceu, tornou-se Lac de Genève. Embora sejam as mesmas águas do mesmo lago, o Léman, cada região chama do seu jeito.

Centro Histórico

O centro histórico, muitas vezes livre de carros, está situado em charmosas ruelas íngremes onde estão cafés e butiques. A Catedral Notre-Dame, construída em 1275, é considerada o mais impressionante exemplo de arquitetura gótica antiga em toda a Suíça e está localizada no coração da cidade. Desde 2003, ela abriga um enorme órgão de sete mil tubos, que é usado em concertos e eventos. Este órgão é considerado um dos instrumentos mais caros do mundo, avaliado em 4 milhoes de dólares. Em frente à catedral, existe um mirante com vista privilegiada para a cidade.

Não deixe de passar pela Escaliers du Marché, uma rua de pedra para pedestres e uma escadaria que liga a Catedral ao centro histórico com suas praças, ruelas e comércio. Pode parecer um desafio subir tantos degraus em uma cidade como Lausanne, mas o Escaliers du Marché é um dos locais mais charmosos da cidade que vale a pena visitar. Os degraus são todos cobertos com um telhado de madeira do século 13.

Outro ponto para ser visitado no centro de Lausanne é a Place de la Palud, uma junção de várias ruas de pedestres que desemboca em uma praça cheia de lojinhas e cafés.

Lausanne é rodeada pelas encostas cobertas de vinhedo e outro passeio imperdível é o Train des Vignes, uma viagem de trem a bordo do Trem das Vinhas, de Vevey a Puidoux-Chexbres, através da região vinícola do Lavaux (Patrimônio da UNESCO).

Parque Sauvabelin

O Sauvabelin é um parque ideal para passeios de lazer e piqueniques em família, onde você encontra animais como veados, cabras, pavões e aves. É lá que está a Sauvabelin Tower, uma torre de madeira com 35 metros de altura construída em 2003. De lá você pode conferir a vista panorâmica da cidade e dos Alpes.

Onde se hospedar:

Já se imaginou dormindo em um castelo medieval?  Em Lausanne isso é possível! O Château d’Ouchy, com sua torre do século XII, é um hotel 4 estrelas localizado às margens do lago Leman.

Veja mais fotos clicando aqui: hotel Château d’Ouchy

O site oficial do hotel Château d’Ouchy é: https://www.chateaudouchy.ch 

Onde comer

O restaurante mais antigo de Lausanne se chama Pinte Besson e você poderá provar um clássico da Suíça: a fondue de queijo.

Festival de la Cité

O Festival de la Cité faz parte do programa Lausanne Summer, que reúne entretenimento de maio a setembro em Lausanne. Festival de verão se desenrola no Parc de Mon-Repos, no coração da cidade, e em muitos lugares ao redor da cidade. É um evento anual e gratuito patrocinado pela cidade que atrai talentos de todo o mundo. Músicos, cantores, dançarinos e atores realizam mais de 90 shows espalhados por seis dias.

Veja mais: http://festivalcite.ch/

Baladas

Para quem quer se divertir à noite, a região das baladas fica no bairro chamado Quartier du Flon, o quarteirão moderninho da cidade.

Como chegar em Lausanne

Não há aeroporto em Lausanne e o aeroporto internacional mais próximo é o de Genebra, que fica a 65km de distância. Há trens diretos que fazem Genebra – Lausanne.

Distância de outras cidades: Zurique 225 km, Berna 102 km, Lyon 211 km e Milão 327 km

Quer dicas sobre Genebra? Veja esse texto que escrevi sobre essa outra cidade suíça:

https://swissxplorer.com/2017/09/11/o-que-fazer-em-genebra-dicas-da-suica-francesa/

 

Swiss Xplorer – Se você está pensando em conhecer a Suíça e não sabe por onde começar o seu roteiro, entre em contato! Faço planejamento de viagem e posso bolar um roteiro personalizado do jeitinho que você sonha. Sou certificada pelo órgão de turismo da Suíça e também atuo como guia.

Para mais informações, entre em contato: info@swissxplorer.com

 

Categorias:cidadesTags:, , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: