Bernina Express, a melhor rota panorâmica da Itália para a Suíça


Viajar de trem pela Europa é sem dúvida um programa que todos devem fazer ao menos uma vez na vida, apreciar paisagens sucessivas pelas janelas dos trens é uma experiência única, melhor sendo feita sem pressa. Classificar qual é o melhor roteiro entre tantos existentes não é uma tarefa fácil, afinal os destinos são inúmeros.

Mas parece haver uma unanimidade: O Bernina Express, linha de trem que faz o trajeto em ambas as direções, de Chur, Davos ou St. Moritz na Suíça a Tirano na Itália, essa linha tem “grife” pois é considerada um patrimônio da humanidade pela UNESCO desde o ano de 2008, em especial, os 122 km de via férrea entre Thussis, St. Morritz e Tirano, pela singularidade de sua estrutura e pela beleza única da paisagem que essas linhas cruzam.

Construída entre os anos de 1903 e 1910, um feito histórico da engenharia, parte de uma elevação de 440 metros do nível do mar na cidade de Tirano e chega a os 2.328 metros de altitude ao atingir o Passo da Bernina, onde se contemplam três lagos.

Com uma sucessão de paisagens que passa por campos verdejantes, riachos, cidades turísticas, cachoeiras, montanhas nevadas e vilas pitorescas, a linha Bernina Express é realmente privilegiada em paisagens de tirar o fôlego.

Além do trem panorâmico Bernina Express, há também os trens regionais que operam de hora em hora e permitem paradas ao longo do caminho com a possibilidade de embarcar em outro trem, neste caso você precisará fazer ao menos uma troca obrigatória de trens e transferência de bagagem. Fique atento, pois os trens regionais estão sujeitos à horários de pico, quando podem ficar lotados.

Tanto no trem panorâmico quanto no regional você pode utilizar o Eurail Pass, mas para o Bernina Express Panorâmico é necessário fazer uma reserva com 90 dias de antecedência e a um valor de 9 euros por pessoa no inverno ou 11,50 euros no verão.

Para mais informações sobre reservas acesse:
https://www.eurail.com/pt/inspirese/trens-na-europa/rotas-de-trens-panoramicos/bernina-express

E para quem quer dar mais uma esticadinha, a companhia Bernina Express oferece um roteiro de ônibus entre Tirano (Itália) e Lugano (Suiça), este roteiro só é feito no verão.

Partindo de Milão você pode optar por alugar um carro até Tirano, fazendo uma viagem de 168 quilômetros, o que leva em torno de duas horas.

Indo de ônibus, você deve sair de Milão às 7h00 e aproveite a viagem até a cidade de Tirano, que fica bem aos pés dos Alpes. No caminho aprecie os riachos da montanha, as colinas arborizadas e ao fundo os picos nevados. Chegando a Tirano confira os horários é bem possível fazer um passeio pela cidade antes do próximo embarque no trem.

Você pode preferir ir de ter de Milão para Tirano, são pelo menos 12 comboios que partem diariamente e a viagem dura em média duas horas e meia, e da mesma forma pode curtir as paisagem que vão se descortinando pelo caminho. O primeiro trem sai de Milão às 6h20 e o último às 19h20.

Ficou com aquela vontade? O que está esperando? Programe-se e faça um passeio inesquecível com todo o glamour que só o Bernina Express pode oferecer.

Categorias:aventuraTags:, , , , , , ,

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: