Qual é a melhor estação do ano para visitar a Suíça?


Você começa a planejar as férias e escolhe a Suíça como destino, ai vem aquela dúvida: qual a melhor estação do ano para visitar? A resposta depende do clima que você mais gosta e da estação do ano que quer curtir. As estações são bem definidas, porém, vale lembrar que a temperatura na Suíça sempre é mais baixa que nos demais países da Europa.

A primavera – 21 Março até 20 Junho

O verde começa a voltar. A estação mais florida e colorida do ano é a primavera, período de baixa temporada e por isto hotéis, passeios turísticos e passagens aéreas acabam se tornando mais atrativos. As temperaturas variam entre 8 e 15 graus °C, podendo chegar até 20 graus°C, dependendo da altitude do lugar que você irá visitar (quanto mais elevada a altitude do local, mais frio será o clima). Entre os meses de março e maio, ainda podem ocorrer pancadas de neve. Muitos lagos descongelam nesta época, mais precisamente no mês de abril, dando início as temporadas de hiking e trilhas nas montanhas.

matterhorn-1516734_1280

Nessa época do ano também ocorrem diversos festivais para celebrar o fim do inverno, como o Sechseläuten, que ocorre em Zurique. O evento é representando por um boneco de neve gigante, com explosivos na cabeça que estouram durante o evento. O tempo do estouro é que representará se o verão será bom ou não.

O verão – 21 Junho até 20 Setembro

Ah, o verão! A estação mais quente do ano e a mais longa também. As temperaturas médias variam entre 18 e 28 graus, podendo eventualmente passar a marca dos 30 graus. O dia começa por volta das 5 horas e anoitece somente às 21h30.

Nessa época as cidades são tomadas por turistas que querem aproveitar ao máximo, além dos suíços que aproveitam para caminhar nas ruas, usar os ambientes externos e fazer churrasco na beira dos lagos. Na Suíça é comum tirar o dia de folga (ou apenas meio período) quando o dia está bonito.

paragliding-2845563_1280
Passeios ciclísticos e caminhadas são muito comuns no verão. Para quem gosta de atividades mais radicais, a Suíça é o país perfeito para isso. Praticar Windsurf,  raftingtrekking, velejar ou praticar paraquedismo em regiões montanhosas são atividades muito comuns em todas as partes do país, mas principalemente na região de Interlaken, conhecida como a capital dos esportes radicais.

Durante o verão também ocorrem diversos festivais de música, cinema e teatro ao ar livre. O festival mais famoso do país é o Montreux Jazz Festival que ocorre no começo de julho. A “Festa Nacional” suíça, ou o dia da pátria, acontece em 1° de agosto.

O outono – 21 Setembro até 20 Dezembro

O inicio do outono é marcado por um colorido especial dado pelas árvores  que ficam com folhagens avermelhadas e amareladas. Os frutos amadurecem e as folhas começam a cair.

Os dias começam a ficar mais curtos e escurecem cada vez mais cedo. O sol do outono na Europa se põe às 17h.

Com a aproximação do inverno, os termômetros começam a registrar temperaturas mais baixas. Assim como a primavera, o outono também é considerado um período de baixa temporada.lake-360493_1280

Para quem gosta de trilha, até meio de outubro a maioria das trilhas ainda estão abertas.

Para os apreciadores de um bom vinho e uma boa comida, os roteiros gastronômicos ganham destaque nessa época do ano. Entre eles estão o Festival de Outono da Basiléia, a Festa da Cebola em Berna e os festivais de vinho na região da vinícola de Lavaux, próximo a Lausanne.

A partir de novembro começam os famosos mercados de Natal, veja mais: Weihnachtsmarkt

É importante lembrar que alguns pontos turísticos, como os bondinhos (que levam a passeios nas montanhas) e o trem panorâmico Glacier Express, fecham para manutenção.

O inverno – 21 Dezembro até 20 Março

A estação mais fria do ano e a mais procurada por turistas é, com certeza, o inverno. Os termômetros frequentemente registram temperaturas abaixo de zero e a neve típica permite deslumbrar de uma paisagem encantadoramente branca.

Os Alpes Suíços chamam cada vez mais a atenção dos amantes de esqui, onde facilmente é possível localizar estações para pratica deste esporte.

ski-3304503_1280

A decoração natalina ilumina a cidade. Nessa época do ano, há diversos mercados natalinos espalhados pelas cidades, onde é possível degustar de vinho quente e comer deliciosas comidas típicas. Veja mais: Mercados de Natal na Suíça

É também no final do inverno que acontece o carnaval suíço, chamado de Fasnacht, e comemorado apenas em áreas católicas até a Quarta Feira de Cinzas e início da Quaresma. O carnaval mais atraente da Suíça acontece em Lucerna, veja aqui: Carnaval em Lucerna.

Para quem não gosta muito do frio, mas ainda assim quer conhecer a Suíça no inverno, vale ressaltar que os hotéis, restaurantes, lojas e transportes públicos possuem aquecimento interno.

Diante de tantas opções, fica até difícil escolher a sua estação favorita. Cada uma tem o seu encanto e sua beleza. Aproveite para desfrutar o clima que você mais aprecia, nesse país encantador.

____________________________________________________________________________________________

Se você está pensando em conhecer a Suíçae não sabe por onde começar o seu roteiro, entre em contato! Faço planejamento de viagem (Suíça e países vizinhos) e posso bolar um roteiro personalizado do jeitinho que você sonha. Sou certificada pelo órgão de turismo da Suíça e também atuo como guia de turismo no país.

Quer saber mais detalhes sobre os roteiros personalizados? Veja aqui: Planejamento de Viagens

Para mais informações, entre em contato: info@swissxplorer.com

 

 

 

Categorias:cidadesTags:, , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: