As melhores dicas de pistas de esqui próximas a Zurique


Quando pensamos na Suíça, a primeira paisagem que imaginamos são altas montanhas cobertas de neve e pessoas com seus esquis para todos os lados. Nossa imaginação corresponde a realidade, pois o Esqui Alpino ou Snowboard é o 3o esporte mais praticado entre os suíços, perdendo apenas para o traking e ciclismo. Devido a limitação de traking e ciclismo durante o inverno, o Esqui automaticamente se torna o esporte

Foto: My Switzerland

mais praticado entre os suíços com 35.4% da população aderente à prática. A Suíça conta com 250 estações de esqui, totalizando mais de 7.000km de pistas demarcadas e 600km de pistas de trenó.  Anualmente entre 20 e 25 milhões de turistas e suíços são atraídos para as pistas.

A combinação dos fatores para o esporte, poderíamos descrever como perfeita. Ao esquiar, misturamos uma paisagem de tirar o fôlego, exercício físico que nos libera a endorfina, culinária típica alpina e na maioria das vezes a presença de amigos.

Para quem não possui o equipamento para esquiar ou andar de snowboard, existe a opção de alugar. Práticamente todas as estações oferecem locação de equipamento para 1 ou mais dias. Calças, casacos, luvas e óculos são mais difíceis de alugar e sugerimos que levem de casa. Para mais dias esquiando (2 ou + dias), pode ser vantajoso alugar o equipamento em lojas de esporte que não estão próximas á estação, pois normalmente a locação sai mais em conta.

Um dos fatores mais importantes, principalmente para quem está iniciando, é a classificação das pistas que determinam o grau de dificuldade. A classificação é principalmente em relação à inclinação que é medida em % (diferença de altitude para cada 100m percorridos).

  • Verde – pista para iniciantes com inclinações entre 6 e 20%. São incomuns na Europa.
  • Azul – pista fácil com uma inclinação inferior à 25%. Muitos trechos largos que facilitam curvas abertas
  • Vermelha – pista intermediária com inclinação inferior a 40%, exceto em alguns curtos trechos abertos onde a inclinação pode ser maior
  • Preta – pista difícil com mais de 40% de inclinação em sua maior parte
  • Amarela – pista difícil não preparada e com diversos trechos estreitos

Para os visitantes na temporada de inverno, o Swiss Xplorer fez uma seleção de algumas pistas para a prática do esporte com dicas para cada estação de esqui.

Obs: A numeração é ilustrativa e não corresponde a um ranking

  1. Flumserberg

A melhor opção de pista para Zurique e redondezas. As pistas são muito bem cuidadas e com seus 65km de pistas, não faltam opções para diversificar. As gôndolas e teleféricos são modernos e para os mais experientes, a estrutura conta com 2 Snowparks para saltos e acrobacias. Um dos Snowparks conta inclusive com um grande colchão de ar para IMG_0572amortecer a prática de manobras mais arriscadas como back-flips ou giros de 360°. O cenário a beira do lago Walensee também deixa a estação ainda mais charmosa.

A estação pode ser acessada de metrô (S2-S4) saindo diretamente da estação central de Zurique. A desvantagem do fácil acesso é que em dias ensolarados com boas condições de neve, a estação pode ficar muito cheia (principalmente aos finais de semana).

Nota pessoal: Pista perfeita para passeios de 1 dia. Para esquiadores mais experientes, os 65km de pista podem tornar-se limitados. Por ser uma estação de altitude relativamente baixa, as condições da neve no início ou final da temporada podem não estar ideais.

Dados relevantes:                                                                                                                     

Preço por dia: CHF 65.00

Horários de abertura: 08:00 – 16:30

Temporada: 25.11.2017 – 08.04.2018

Altitude: 1.220 – 2.222m

Site: Flumserberg

  1. Hoch-Ybrig

Um pouco mais distante de Zurique (aprox. 55 minutos de carro e 84 minutos de trem), a estação Hoch-Ybrig é uma ótima opção na Suíça central. Com seus 50km de pista, divididos nos níveis azul, vermelho e preto, Snowparks e pista de trenó, a diversão é garantida para todas as idades e níveis de esquiadores. Mesmo para quem nunca esquiou, esta estação oferece pistas mais simples para os primeiros passos com uma

HYbrig

Foto: Hoch Ybrig

tarifa diária acessível (comparada com outras pistas na Suíça). A estrutura de teleféricos é moderna e existem restaurantes tradicionais ao redor dos percursos. Aos redores também podem ser encontrados hotéis e casas para locação.

Nota pessoal: Apesar da estação não estar localizada em uma altitude elevada, a localização é privilegiada para nevar e a qualidade da neve nas pistas é boa na maior parte do inverno.

Dados relevantes:                                                                                                                     

Preço por dia: CHF 53.00

Horários de abertura: 08:30 – 16:15

Temporada: aprox. 30.11.2017 – 01.04.2018

Altitude: 1.050 – 1.820m

Site: Hoch-Ybrig

  1. Laax

Para quem procura uma estação ainda mais completa, Laax com certeza irá surpreender os amantes dos esportes de inverno. Localizada à 1 hora e meia de Zurique, a estrutura conta com 224km de pistas incluindo diversas amarelas que são consideradas “off-road”, por terem muitos trechos estreitos, de neve profunda e não “alisadas” pelos tratores. As cidades de acesso para a estação são Laax e Flims, que por si só já esbanjam  o charme que se espera de um paraíso de esqui. Além da grande variedade de pistas, a estação

Laax

Foto: Laax

conta ainda com 4 Snowparks e um dos maiores halfpipe’s do mundo. Devido à altitude que vai de 1.100m da estação inferior até 3.018m do ponto mais alto, as boas condições de neve se estendem praticamente pela temporada completa de novembro a abril. Para finalizar o dia, diversos bares e restaurantes estão à disposição para um animado Après-Ski com música e drinks.

Nota pessoal: Tanto a estação, quanto as cidades ao redor oferecem muitas opões de lazer e são uma excelente opção para as férias de esqui, mesmo para quem não quer esquiar todos os dias.

Dados relevantes:                                                                                                                     

Preço por dia: CHF 62.00 – 78.00 (pré-sessão – sessão principal final de dezembro a abril)

Horários de abertura: 08:30 – 16:30

Temporada: aprox. 28.10.2017 – 17.04.2018 (dependendo da quantidade de neve)

Altitude: 1.100 – 3.018m

Site: Laax

  1. Davos-Klosters

Além de ser a sede das reuniões anuais do Fórum Econômico Mundial, Davos é uma região muito atrativa para os praticantes de esportes de inverno do mundo todo. Com a sua moderna e completa estrutura espalhada por 102km de pistas, a qualidade e preparação das pistas é impecável.  Em dias com visibilidade mais baixa, estruturas modernas como a de Davos garantem uma segurança extra para a prática do esporte. A estação oferece também WIFI gratuito com mais de 20 hotspots espalhados pelos restaurantes e bares ao longo das pistas. Davos é a cidade mais alta do continente

Davos

Foto: Davos-Klosters

europeu, com uma altitude de 1.560m (na Europa, são denominadas cidades quando a população passa de 10.000 habitantes), portanto frio e neve não faltam na região. A região de Davos é composta por 5 diferentes estações, sendo que 3 são independentes e 2 interligadas. Todas juntas somam 269km de pistas para todos os gostos e idades. Uma experiência muito interessante é também o restaurante e hotel de iglus, localizado em um dos picos da estação.

Nota pessoal: Com opções de carving, slalom, freestyle, entre outros a estação oferece muita diversidade, mesmo por mais dias de estadia. Uma das descidas mais fantásticas sai do pico mais alto e percorre 12km até uma cidade no pé da montanha.

Dados relevantes:                                                                                                                     

Preço por dia: CHF 70.00

Horários de abertura: 09:00 – 17:00

Temporada: aprox. 17.11.2017 – 17.04.2018 (dependendo da quantidade de neve)

Altitude: 810 – 2.844m

Site: Davos

  1. St. Moritz

Conhecida internacionalmente como uma das estações de esqui mais glamourosas e caras do mundo, St. Moritz é o destino de muitas celebridades internacionais. Sendo assim, a região é muito rica e a estrutura das estações é extremamente robusta e moderna. Apenas a estação de St. Moritz oferece 163km de pistas e somando com outras 3 estações próximas, sendo Corvatsch, Diavolezza e Zuoz, a diversão se estende por 350km. A diversidade gastronômica se espalha por 15 restaurantes ao longo das pistas e

St. Moritz

Foto: St. Moritz

vai desde refeições caseiras simples à elaborados pratos gourmet de chefs mundialmente renomados. Para quem procura também um agito, as opções de bares, Aprés-Ski e vida noturna são abundantes. Mesmo para esquiadores exigentes, St. Moritz irá superar as expectativas e a temporada pode ser muito bem aproveitada devido a altitude de 1.773m no ponto mais baixo.

Nota pessoal:  St. Moritz é uma estação de altíssimo nível, tanto de qualidade quanto de preços. No quesito exclusividade, com certeza ela fica entre as melhores opções e é referência mundial. A questão de custo-benefício deve ser considerada de acordo com a necessidade de cada um.

Dados relevantes:                                                                                                                     

Preço por dia: CHF 70.00

Horários de abertura: 07:45 – 17:00

Temporada: aprox. 26.11.2017 – 02.04.2018 (dependendo da quantidade de neve)

Altitude: 1.773 – 3.057m

Site: St.Moritz

____________________________________________________________________________________________

Se você está pensando em conhecer a Suíça e não sabe por onde começar o seu roteiro, entre em contato! Faço planejamento de viagem e posso bolar um roteiro personalizado do jeitinho que você sonha. Sou certificada pelo órgão de turismo da Suíça e também atuo como guia.

Quer saber mais detalhes sobre os roteiros personalizados? Veja aqui: Planejamento de Viagens

Para mais informações, entre em contato: info@swissxplorer.com

Categorias:aventura

1 comentário

  1. Post perfeito!!! Super útil!!!

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: