11 Patrimônios da Unesco localizados na Suíça


Um Patrimônio Mundial da UNESCO pode ser classificado como cultural, natural ou misto, e é o reconhecimento conferido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) da sua importância para a humanidade e para o mundo. O título referido de patrimônio garante sua preservação para as futuras gerações.

A seguir, os 11 Patrimônios localizados na Suíça:

  1. Convento Beneditino de São João

O convento Beneditino de São João está localizado em Müstair, no leste da Suíça, próximo à divisa da Itália. É parte do Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1983 por ser um dos poucos exemplos da arte carolíngia bem conservado, devendo sua existência a Carlos Magno.

mosteiro

Foto: www.muestair.ch

O Convento remonta ao ano de 775 e possui a maior coleção de afrescos medievais antigos do mundo, datados de 800 d.C.

Para mais informações: http://www.muestair.ch/home

  1. Cidade de Berna

A capital da Suíça também entrou para a lista de Patrimônio da Humanidade da UNESCO, graças a seus 6 quilômetros de arcadas no calçadão do centro histórico. Poucas cidades suíças mantiveram suas características históricas tão bem preservadas como a charmosa Berna.

bern-1953583_1280 (1)

Para mais informações: Berna

  1. A Abadia de São Galo

A Abadia de São Galo fica no centro histórico da cidade de St.Gallen, e é designada também como Mosteiro ou Convento de São Galo. Sua catedral barroca, o mosteiro e arquivos de sua biblioteca lhe conferiram o título de Patrimônio da Humanidade da UNESCO desde 1983.

resized_650x365_origimage_610449

Para mais informações: Abadia

  1. Os Castelos de Bellinzona

O conjunto fortificado de Bellinzona inclui três castelos, muralhas e torres de defesas e foram incluídos na lista do Patrimônio Mundial da Unesco desde o ano de 2000. Os castelos medievais de Castelgrande, Castello Sasso Corbaro e Castello Montebello protegiam a cidade que agora enfeitam com tanta maestria.

bellinzona-1787217_1920

Para mais informações: Bellinzona

  1. Alpes Jungfrau-Aletsch-Bietschhorn

A região de Jungfrau-Aletsch é tão linda que até recebeu o título de Patrimônio Mundial Natural da UNESCO.

Localizada ao pé das montanhas Mönch, Eiger e Jungfrau, a região de Jungfrau abrange cinco vilarejos – Lauterbrunnen, Wengen, Grindelwald, Mürren e Haslital – e é considerada Patrimônio Mundial Natural pela Unesco desde 2001.

kleine-scheidegg-579768_1920

Lá também se encontra a maior geleira dos Alpes, a Aletsch, com 23 km de extensão. Atravessar a geleira é uma aventura incrível em meio ao cenário alpino com paisagem glacial. Além disso, a região abrange as principais rotas turísticas para trilhas incríveis.

Para mais informação: Jungfrau

  1. Sítio fossilífero do Monte San Giorgio

O síti fossilífero está dentro do Monte San Giorgio. Há 240 milhões de anos este local encontrava-se numa lagoa tropical que abrigava peixes, crustáceos e moluscos, sendo hoje o testemunho mais conhecido da vida marinha do Triássico. O Monte San Giorgio fica na fronteira da Suíça com a Itália na encosta ensolarada do Ticino, e seu cume oferece uma vista magnífica. Ele está  inscrito no Património Mundial da UNESCO desde 2003 sendo considerado a meca para os cientistas fósseis.

73495-10

Foto: www.mendrisiottoturismo.ch

Para mais informações: Monte San Giorgio

  1. Região vinícola de Lavaux

Considerada patrimônio cultural pela Unesco, os terraços de vinícolas da região de Lavaux formam a maior área contígua de vinhedos da Suíça, com 800 hectares.

Localizado acima do Lago Genebra, Lavaux está localizada entre Lausanne e Vevey e sua área merece destaque cultural, natural e gastronômico.

lac-leman-1275183_1920

Para mais informações:  Montreux Riviera

  1. A Ferrovia Rética

Com 130km de extensão, a via férrea de Albula/Bernina passa bem no meio das montanhas, viadutos e pontes e é considerada como uma das rotas mais espetaculares do mundo. O trajeto inclui ao viaduto Landwasser, gigantesca geleira de Morteratsch, vilarejos e paisagens românticas.

A rota ferroviária foi construída no começo do século 20 e faz parte da lista de Patrimônios Culturais Mundiais da UNESCO.

Para mais informações:  rhb

  1. Os Sítios palafíticos pré-históricos em redor dos Alpes

Enterradas no fundo dos lagos e muitas vezes cobertas por areias as margens dos rios, as palafitas são quase invisíveis, mas representam um testemunho de uma civilização desaparecida. Os pilotis de madeira são objetos arqueológicos que fazem parte do Patrimônio Cultural da Humanidade por exemplificarem a evolução do homem, entre o Neolítico e a Idade do Bronze. Graças a água e areia se mantiveram preservados até hoje e permitiram que especialistas reconstruíssem a vida das comunidades rurais dos primeiros milênios AC

48d65c4e06

Foto: www.palafittes.org

  1. O Alto Lugar Tectónico Suíço Sardona

Sobre uma área de 400 quilômetros quadrados, Entlebuch é a única reserva de biosfera da Suíça, e representa os processos ecológicos e biológicos da evolução do desenvolvimento de ecossistemas e de comunidades de plantas e animais terrestres, aquáticos, costeiros e marinhos. Para os geólogos é um lugar importantíssimo, porque mostra a história de formação dos Alpes. O local também dispõe de uma vasta gama de atividades de lazer ao ar livre, incluindo as trilhas, banhos de lama, passeios guiados.

happiness-2726568_1920

  1. La Chaux-de-Fonds/Le Locle

Que a atividade relojoeira é uma tradição antiga da Suíça, isso todo mundo sabe, mas você sabia que os centros relojoeiros de La Chaux-de-Fonds e Le Locle estão classificados como Patrimônio Mundial da Unesco? A região é uma mistura entre a indústria relojoeira e o desenvolvimento urbano.

resized_650x365_617891

Foto: MySwitzerland

Às ruas longas e retas possuem um valor histórico e arquitetônico. O plano de rua, os prédios e as fabricas foram projetados para atender às necessidades de uma nova indústria que ao longo do tempo passou a simbolizar a região.

Para mais informações:  http://www.neuchateltourisme.ch/

 

Categorias:culturaTags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: