A origem da Oktoberfest e as comemorações na Suíça


A origem da Oktoberfest é bem mais antiga do que imaginamos e ao contrário do que muitos pensam, o patrimônio cultural vai muito além de uma cervejada.

Em 17 de outubro de 1810 foi festejada a primeira festa em Munique, na Alemanha, no mesmo lugar onde a festa é comemorada ainda hoje, na Theresienwiese.  Daí originou se o apelido de “Wiesn” (em português “campo”), praticamente utilizado somente pelos bávaros.

munich-1220908

O motivo original da festa foi o casamento do príncipe da Baviera Ludwig von Bayern com a princesa da Saxônia Therese von Sachsen-Hildburghausen. A festa foi um grande sucesso entre o povo, por isso foi decidido que o evento deveria se repetir anualmente.

Devido a guerras, epidemias de cólera, entre outras, a Oktoberfest passou a ser festejada ininterruptamente somente a partir de 1881 e em 1950 a tradição retomou de vez, quando o prefeito de Munique abriu o primeiro barril de cerveja para oficializar o início da festa.

A vestimenta: obviamente as roupas utilizadas não passam desapercebidas e a pergunta que todos nós fazemos é, qual o motivo da calça de couro (em alemão Lederhose)?

Devido à alta resistência do couro perante outros materiais existentes no século 19, os trabalhadores das regiões alpinas confeccionavam suas roupas em couro para terem maior durabilidade. Uma necessidade que se tornou moda, e moda cara! As calças de boa qualidade chegam a custar mais de 1.000 Euros hoje em dia. Nas regiões alpinas, as calças de couro são consideradas como traje nobre e utilizadas em festas, eventos e até casamentos.

227840_10151686020234358_429443213_n

Os vestidos para as mulheres também tiveram início no século 19 e foram estilo de moda urbana para o verão. Devido a situação financeira catastrófica dos países e do povo após a 1a Guerra Mundial, o Dirndl, como é conhecido este vestido, se tornou muito popular pelo seu baixo custo em relação aos vestidos mais elegantes e luxuosos da época.  Após a 2a Guerra Mundial, o Dirndl foi “descatolizado”, ficando mais moderno e sedutor, parecido com os vestidos da atualidade.

A Oktoberfest na Suíça

A cultura da famosa Oktoberfest de Munique migrou para diversas outras cidades na Alemanha e no mundo. Também na Suíça encontramos diversas festas espalhadas pelas cidades do país.

As 5 melhores festas são:

  1. Oktoberfest Wädenswil (aprox. 35min de Zurique)
  2. Züri Wiesn (diretamente na estação central de Zurique)
  3. Oktoberfest Baden
  4. Oktoberfest Winterthur
  5. Bauschänzli Zürich (em uma ilha no principal rio de Zurique)
Categorias:culturaTags:, , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: