Dicas de Ticino – o que fazer na suíça italiana


A Suíça é dividida em 26 cantões (cantões são como Estados para nós) e o cantão do Ticino é o único cantão italiano, representando 6,8% da área total da Suíça.

Situado no extremo sul do país, faz fronteira com a Itália e a língua oficial é o italiano. O nome Ticino tem origem devido ao rio Ticino (Tessin em alemão) que passa pela região.

As cidades mais conhecidas do Ticino são: Locarno, Lugano e Bellinzona. Nas pequenas cidades, há uma sensação de se estar na Itália, com palmeiras, lagos e vielas, que levam a pizzarias e igrejinhas.

lugano-2831362_1920

Foto de Lugano

A parte italiana da Suíça, apesar de pequena, é fantástica! Uma mistura de passado e futuro, natureza e cultura, montanhas e planícies.

locarno-398043_1920

Foto de Lucarno

Valle de Locarno (Valli di Locarno)

Perto dos resorts de Locarno e Ascona estão estes incríveis vales. Os mais conhecidos são Cenovalli, Onsernone, Maggia e Verzasca.

O valle Verzasca é um dos pontos mais incríveis para se conhecer na região. Rios e pequenas piscinas naturais de cor verde esmeralda formadas entre pedras brancas são bem convidativos para um mergulho, principalmente no verão.

switzerland-1547270_1920

Ao final do vale, uma aldeia chamada Sonogno preserva sua antiga aparência com casas de pedras e  também merecem uma visita.

ticino-2295830_1920 (1)

O vale Onsernone é cheio de florestas e águas cristalinas. Os caminhos levam você através de vales profundos e selvagens. O vale dos Cem Vales (ou Centovalli) é famoso pelo passeio na estrada de ferro Centovalli e suas incríveis pontes.

O Vale Magia tem cerca de 40 lagos e uma grande riqueza de fauna e flora. A cachoeira em Foroglio e a cascata del Salto valem a pena ser visitadas. Esta região também é rica em história, como a igreja Madonna delle Grazie, com afrescos renascentistas.

Mais informações: www.vallemaggia.ch

Uma atração para quem gosta de aventura é o bungee jump na barragem Verzasca, a 220m de altura, no lago de Vogorno. Este local se tornou ainda mais conhecido após a gravação de uma cena do filme Goldeneye do James Bond, onde o ator salta da barragem.

Há também a igreja San Giovanni Battista, em Mogno, feita em mármore e granito, com um design todo arrojado projetada pelo arquiteto Mario Botta.

Valle di Blenio

O vale de Blenio fica a 1914 metros de altitude, abaixo do vale Biasca. No verão, o local é perfeito para trilhas.

Bedrettotal

O vale Bedrottotal (Val Bedretto) vai do passo São Gotardo até o passo Nufenen. Com uma linda paisagem, este local se torna propício para caminhas e mountain bike no verão.

Bellinzona

Três castelos que fizeram parte das fortificações da cidade em defesa dos Alpes e hoje são Patrimônios da Humanidade da UNESCO. São eles: Castelgrande, Castello di Montebello e Castello di Sasso Cobaro.

Bellinzona, que é a capital do Ticino, também é rota de três famosos passos de montanha: São Gotardo, São Bernardino e Lucomagno.

Locarno

Locarno é a cidade com o clima mais quente de toda a Suíça. Esta cidade está localizada no norte do lago Maggiore. Ruas estreitas da cidade velha levam você ao coração de Locarno, até a Piazza Grande (praça grande).

O castelo Visconteo, do século 12 é hoje um museu arqueológico que e abriga artefatos da Idade Média.

A igreja Madonna del Sasso, localizada nas montanhas, um pouco acima de Locarno, também é um ponto bastante visitado, com uma linda vista da cidade.

Lugano

Lugano é a maior cidade do Ticino e também a maior cidade de língua italiana fora da Itália. A cidade fica às margens do lago de Lugano e é rodeada por Alpes e montanhas. O lago de Lugano oferece uma diversidade de esportes aquáticos, caminhadas, trekking, moutain bike, entre outras atividades.

Próximo a cidade está a vinícola e adega Moncucchetto, um ambiente com design sofisticado de três andares, onde são realizadas degustações de vinhos, seminários, eventos, cursos de culinária e jantares.

http://moncucchetto.ch/

Suíça em miniatura

Este passeio é diversão para toda a família. Você encontra a Suíça em escala menor, com 120 réplicas de casas, castelos e monumentos ao ar livre em um grande parque. O Swissminiatur está a 15 minutos da cidade de Lugano.

http://www.swissminiatur.ch/en

Ascona

Ascona está localizada na costa norte do lago Maggiore e é famosa pelo seu clima ameno. O local é perfeito para a prática de esportes aquáticos, e passeios de barco no lago Maggiore.

Para mais informações sobre a região do Ticino: http://www.ticino.ch

 

Categorias:cidadesTags:, , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: