Suíça de bicicleta, venha pedalar nos Alpes

Para os suíços a bicicleta não é só para lazer, mas também um meio de transporte. Não é a toa que os suíços tem a segunda maior expectativa de vida do mundo, perdendo apenas para o Japão. Os suíços vivem em média 83 anos segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Quando cheguei aqui, me lembro de ter ficado impressionada com a quantidade de idosos em boa forma, subindo as montanhas de bicicleta. E nós de carro… Olhava para a batata da perna deles e comparava com o tamanho das minhas coxas.

Se você gosta de andar de bicicleta, a Suíça é o país perfeito para você.  Road bikers, mountain bike, ciclo-turismo, não importa o seu estilo, por aqui a coisa mais popular de ver é gente em cima de uma bike.

bike 3

Em muitos trechos a ciclovia é na mesma rua onde passam os carros, outras vezes, é na calçada, paralela à faixa de pedestres, já em outros  trechos ela desvia da estrada e segue por um lindo parque, retornando em seguida. Mas sempre muito bem sinalizadas e contínuas.

Veja aqui uma seleção que fizemos das experiências mais incríveis da Suíça: clique em cima

São 3.300 km de ciclovias asfaltadas, que foram pensadas e construídas como uma alternativa às estradas. Além disso, existem mais 4.500 km de trilhas pelos Alpes, com milhares de rotas ciclísticas espalhadas entres vales, lagos e montanhas.

Este site é completíssimo, com todas as informações que um ciclista precisa saber:  http://www.veloland.ch/en/veloland.html

São 9 rotas nacionais maravilhosas que cortam o país e vão desde o nível fácil até o mais difícil, com trechos de terras ou de inclinação. Essas rotas tem entre 300 a 400 km de trilhas e são divididas por temas: norte, região dos Alpes, região dos Lagos, rio Aare, e assim por diante. Você pode fazer só um pedaço de cada trilha e depois voltar de trem para a sua cidade.

bike1

Existem muitas empresas que alugam bicicleta elétrica e aí o problema com o condicionamento físico está quase resolvido. Eu digo quase porque para que o motor da bicicleta seja ativado, é necessário o movimento dos pedais, e isso é com o ciclista.

Aqui neste link tem uma lista de lugares que alugam bikes elétricas e normais também: http://www.veloland.ch/en/bicycle-and-e-bike-rental.html

Um aplicativo legal (e gratuito) para quem pretende conhecer a Suíça de bicicleta é o SchweizMobil, com função de GPS, você sempre saberá onde está.

Na Suíça, as bicicletas podem ser levadas na maioria dos trens e ferrovias, apenas sendo necessário uma taxa extra de bagagem. Os viajantes também podem optar por despachar a bicicleta na estação ferroviária. E se a bicicleta for dobrável, ela é isenta desta taxa pois é considerada mala de mão. Dependendo do local que você alugar, é possível devolver a bike em outro ponto ou até outra cidade, caso você não tenha um retorno previsto para o local de origem.

O aluguel de uma bicicleta normal de cidade gira em torno de CHF 6,00 o dia, já uma bike elétrica ou normal de melhor qualidade para pedalar nos Alpes, custa em torno de CHF50,00 a 70,00 o dia. O preço para a bicicleta viajar de trem ilimitado durante um dia inteiro é de CHF 14,00.

Todas as cidades suíças oferecem boa estrutura para os ciclistas e é super seguro andar entre os carros. Conhecer uma cidade como Zurique de bicicleta pode ser uma boa ideia para quem tem pouco tempo na cidade, já que a cidade é grande. (Zurique é a maior cidade do país, com 400 mil habitantes).

É possível encontrar pontos de empréstimos de bicicleta, basta deixar seu documento e depósito de CHF 20,00 que são devolvidos no retorno da bike.

Em Zurique: https://www.stadt-zuerich.ch/aoz/de/index/shop/veloverleih/standorte.htm

Em Berna: http://www.bernrollt.ch/

A melhor época para pedalar por aqui é quando não tem mais neve. Primavera, verão e até início do outono (quando o frio não está tão rigoroso) são as melhores estações para este tipo de atividade.

Outra dica importante é a escolha da bike. Para cidades, escolha a bicicleta de cidade. Para trechos mais longos, bicicletas mais leves ou até e-bike. E para montanhas, opte pela mountain bike que tem pneu e suspensão especiais.

 

 

Leia nossos últimos artigos sobre hospedagem na Suíça:

Onde se hospedar em Genebra

Onde se hospedar em Engelberg

Onde se hospedar em Lausanne

Onde se hospedar em Grindelwald

 

 

 

 

 

Um comentário em “Suíça de bicicleta, venha pedalar nos Alpes

Adicione o seu

  1. Olá! Gostei muito do post. Tem algumas dúvidas. No verão não chove muito? Qual a estação mais seca e quente na Suíça? E, é possível ir de Zurique a Genebra em rotas urbanas? Vc indica uma locadora de bike segura?
    Obrigada

Deixe uma resposta

por Anders Noren

Acima ↑

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: