A tradição de Páscoa na Suíça


A Páscoa é uma festividade religiosa cristã que celebra a Ressurreição de Jesus e diferentemente do Brasil, que se tem somente a sexta-feira Santa, aqui temos também a segunda-feira de Páscoa, transformando a Páscoa num feriadão com 4 dias de folga.

Por isso é muito comum ver as estradas cheias, quando os suíços aproveitam para viajar, principalmente para Itália e França.

Gamsegghof_Ostereier

Nas escolas, a semana que antecede a Páscoa é marcada com brincadeiras e caça aos ovos. Esta época é muito aguardada, já que a Páscoa é marcada também pela tão aguardada primavera, que traz calor e colore a paisagem. A temperatura nesta época já está entre 7 e 20 graus.

Por aqui, as árvores de Páscoa são feitas com galhos secos e ovos de galinha vazios são pitados e pendurados como enfeite. Os coelhos ficam entre em ninhos de palha e as Osterbaum, como são chamadas as árvores. É muito comum achar esses kits de colorir as cascas dos ovos, seja com guache, canetas coloridas especiais, adesivos, e rende muito divertimento para a criançada. Ovos de plásticos já pintados, prontos para as decorações também são facilmente achados.

Os costumes variam de região para região, já que a Suíça é composta por culturas muito diferentes, influenciada pelos países vizinhos que a cercam. Mas geralmente os suíços comem peixe na sexta-feira Santa. Também são servidos ovos de galinha cozidos, todos pintados e bem coloridos.

Há também as tradicionais missas de sexta-feira Santa e domingo da Ressureição nas igrejas.

Categorias:cultura

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: